Associação de Moradores: uma grande aliada na segurança do seu bairro

Qual a função da associação de moradores?

Uma associação de moradores é uma iniciativa em que um grupo de pessoas que moram em um mesmo local se reúne para criar regras e combinar estratégias de como melhorar a segurança na comunidade.

Existem associações de bairros ou ruas, bem como associações dos moradores de condomínios fechados.

Cada uma dessas organizações apresenta características específicas.

Além de buscar melhorar o bem-estar da região, associações de grupos de moradores também podem buscar promover a interação entre vizinhos.

 

Como engajar os moradores na associação?

Muitas pessoas ficam com o pé atrás quando um grupo de moradores propõe a implementação de uma associação no bairro.

Geralmente, esse sentimento surge pela falta de informação a respeito do papel da associação e de como ela pode ser útil para melhorar o convívio na região.

Por isso, é importantíssimo divulgar todas as ações e conquistas. Isto mostra aos membros os resultados obtidos e a seriedade do trabalho realizado.

Ter perfis em redes sociais, criar um blog ou site e até mesmo ter um aplicativo exclusivo para esse fim são maneiras de manter a população informada sobre todas as ações relacionadas à associação de moradores.

 

Deveres da associação de moradores

Para que a associação seja reconhecida oficialmente — e consiga trabalhar com mais força e dentro da legalidade — ela precisa cumprir com alguns deveres, como:

-???? criar um estatuto;

– ????????‍♀️eleger uma diretoria;

– ????registrar-se formalmente em um cartório;

– ????constituir-se como pessoa jurídica;

– ????????‍????????????‍????????????‍ tomar decisões coletivamente nas assembleias.

Para mais informações sobre como lidar com esses processos, vale a pena visitar um escritório do Sebrae na cidade ou conversar com pessoas que façam parte de uma associação de outro bairro.

 

Ouça todos os moradores

As associações de moradores têm o dever de tomar decisões de forma democrática.

Apesar de uma diretoria ser constituída e uma pessoa ter um cargo de chefia, por ser uma entidade de interesse comum, esse líder não pode decidir nada sem consultar todos os associados.

É uma boa prática considerar, também, a opinião do máximo de moradores possível, mesmo daqueles que não estão associados.

Afinal, por mais que eles não façam parte da organização, eles também convivem no bairro e têm direito de saber e opinar no que acontecerá na região.

 

Bairro Seguro

Nos dias atuais, com a tecnologia e os serviços das empresas de segurança terceirizada, existem muitas formas de deixar o bairro mais seguro.

Além de exigir atitudes da segurança pública, a segurança privada tem muitos benefícios a oferecer.

Monitoramento para residências, aplicativos de segurança, como o Bairro Seguro, e a instalação de câmeras de segurança são alguns deles.

Entre em contato e solicite orçamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *